O Instituto Caranguejo

O Instituto Caranguejo de Educação Ambiental é uma associação sem fins lucrativos, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como objetivo principal promover a Educação Ambiental nas Escolas e nas Comunidades.

Missão

Ser um Instituto capaz de transcender da arte de construir materiais lúdicos e criativos de apoio à Educação Ambiental por meio da adaptação cultural, social, ambiental e tecnológica.

Visão

Consolidar através do entretenimento possibilitado pelo universo dos quadrinhos, da animação, dos recursos audiovisuais e do Design uma ferramenta de transformação de uma sociedade sustentável.

Compromisso

Nosso compromisso é a busca pela qualidade na produção de materiais de apoio para as práticas da Educação Ambiental lúdica, capaz de gerar motivação e reflexão através de seus conteúdos.

O Instituto Caranguejo de Educação Ambiental surgiu a partir dos trabalhos realizados com o Menino Caranguejo e do Caranga na comunidade de escolas de Joinville e região; e também da necessidade de se elaborar um diagnóstico nacional sobre o perfil não só dos professores, mas das escolas, ambientalistas e estudantes que trabalham e realizam atividades de Educação Ambiental em suas práticas pedagógicas.

Promover a Educação Ambiental por meio da produção de materiais de apoio  às práticas pedagógicas, tais como: histórias em quadrinhos, tirinhas, livros, cartilhas e animações (desenhos animados). Este é o foco de seus projetos, que utilizam a linguagem lúdica presente nestes materiais para incentivar a conscientização e sensibilização sobre as temáticas ambientais e ecológicas.

O Instituto Caranguejo de Educação Ambiental tem como fundadores e diretores, que atuam diretamente no planejamento, gestão e execução direta de seus projetos. São eles:

CHICOLAM
Fundador e Diretor


Mestre em Educação Ambiental, Designer, Professor do Curso de Design da UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville.
Sua experiência está focada nas áreas do Design, Programação Visual, Desenho, Ilustração, Animação.

Criador e idealizador do personagem Menino Caranguejo e do Caranga.

Atua na coordenação e produção de projetos de conscientização ambiental através das Histórias em Quadrinhos do Menino Caranguejo, do projeto de extensão comunitária ‘Desenho Animado Ambiental’, da Univille – Universidade da Região de Joinville, que possibilita a interação direta com a comunidade de professores, alunos das escolas de Joinville, SC.
VIVIANE CRIS M. XAVIER
Fundadora e Diretora


Com formação em Áudio e Informática. Co-fundadora do site Caranguejo.com, atuando como Diretora de Conteúdo e na gestão executiva de sua manutenção.

Realizou a edição e mixagem de áudio das animações do Menino Caranguejo, DVD do Projeto Desenho Animado Ambiental e das animações do Projeto Caranga – curtas de animação ambiental.

É também produtora/editora das Histórias em Quadrinhos e dos livros (coletâneas) do Menino Caranguejo e no projeto Almanaque Ambiental Menino Caranguejo (atuando na editoração, textos e balões).
FABIANO DEBORTOLI
Fundador e Diretor


Designer com experiência na área da Tecnologia da Informação e Animação.

Atua diretamente na produção e desenvolvimento dos projetos do Instituto Caranguejo, com o objetivo de melhorar a comunicação e viabilizar conhecimento e informações em tempo real.

Responsável pelas etapas de roteirização, produção, animatic e animação nos projetos audiovisuais focados em animação do Instituto.

É também responsável pela administração dos sites: Menino Caranguejo e Instituto Caranguejo, em suas áreas de gestão, tecnologia e de produção de inovações e soluções.
MARLI T. EVERLING
Diretora


Desenhista industrial graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. É mestre com a dissertação A Prática Pedagógica do Desenho Industrial A Partir do seu Papel Social: Uma Experiência Educacional na Disciplina de Ergonomia.

Doutora com a tese: Recomendações para aprendizagem assíncrona em ambiente virtual de aprendizagem na PUC-Rio. Atualmente é estudante de Pedagogia (Centro Universitário Católico de Santa Catarina) e de Pós-Graduação em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (PUC/Paraná).

Suas atividades estão focadas em pesquisas, orientações e atividades docentes e técnico-científicas.