São mais de:

1.211.000

Quadrinhos distribuídos gratuitamente.

O Instituto Caranguejo de Educação Ambiental é uma associação sem fins lucrativos, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como objetivo principal promover a Educação Ambiental nas Escolas e nas Comunidades.

Missão

Ser um Instituto capaz de transcender da arte de construir materiais lúdicos e criativos de apoio à Educação Ambiental por meio da adaptação cultural, social, ambiental e tecnológica.

Visão

Consolidar através do entretenimento possibilitado pelo universo dos quadrinhos, da animação, dos recursos audiovisuais e do Design uma ferramenta de transformação de uma sociedade sustentável.

Compromisso

Nosso compromisso é a busca pela qualidade na produção de materiais de apoio para as práticas da Educação Ambiental lúdica, capaz de gerar motivação e reflexão através de seus conteúdos.

Equipe 2016

Chicolam, Viviane Cris Mendes, Fabiano Debortoli, Júlio César Gomes, Mariane Gessner, Júlia Krüger, Alan D’Lucas Bittencourt.

O Instituto Caranguejo de Educação Ambiental tem como fundadores e diretores, que atuam diretamente no planejamento, gestão e execução direta de seus projetos. São eles:

Chicolam

Diretor Geral

 

Mestre em Educação Ambiental, Designer, Professor do Curso de Design da UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville.

 

Sua experiência está focada nas áreas de Programação Visual, Desenho, Ilustração, Animação.

 

Criador e idealizador do personagem Menino Caranguejo e do Caranga.

 

Atua na coordenação e produção de projetos de conscientização ambiental através das Histórias em Quadrinhos do Menino Caranguejo, projeto de extensão comunitária ‘Desenho Animado Ambiental’, que permite o contato direto com a comunidade de professores, alunos das escolas de Joinville, SC.

Viviane Cris Mendes

Diretora Administrativa

 

Formação em Áudio e Informática.
Co-fundadora do site Caranguejo.com, atuando como Diretora de Conteúdo e na gestão executiva de sua manutenção.

 

Realizou a edição e mixagem de áudio das animações do Menino Caranguejo, DVD do Projeto Desenho Animado Ambiental e das animações do Projeto Caranga – curtas de animação ambiental.

 

É também produtora das Histórias em Quadrinhos do Menino Caranguejo e no projeto Almanaque Ambiental Menino Caranguejo, atuando na editoração, textos e balões.

 

Fabiano Debortoli

Diretor de T.I.

Designer com experiência na área da Tecnologia da Informação e Animação.

Co-fundador do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental.

 

É responsável pela área de tecnologia, atua na gerência e produção de inovações e soluções da Comunidade Rede Caranguejo.

 

Atua diretamente na produção e desenvolvimento dos projetos do Instituto Caranguejo, com o objetivo de melhorar a comunicação e viabilizar conhecimento e informações em tempo real.

 

Responsável pela administração da Comunidade Caranguejo.com Caranguejo.com e dos sites Menino Caranguejo, Crabboy Comics e do Instituto Caranguejo.

O Instituto Caranguejo de Educação Ambiental surgiu a partir dos trabalhos realizados com o Menino Caranguejo e do Caranga na comunidade de escolas de Joinville e região; e também da necessidade de se elaborar um diagnóstico nacional sobre o perfil não só dos professores, mas das escolas, ambientalistas e estudantes que trabalham e realizam atividades de Educação Ambiental em suas práticas pedagógicas.

O Instituto Caranguejo de Educação Ambiental desenvolve pesquisas e projetos voltados a Educação Ambiental. Nossos projetos de extensão vão de produção de materiais de auxílio pedagógico como quadrinhos, livros, animações, material multimídia e peças teatrais.

Realizamos pesquisas em escolas de Joinville e Região de SC, em nossa pesquisa de extensão com parceria da Universidade da região de Joinville – UNIVILLE, verificamos e tabulamos ações voltadas a Educação Ambiental nas escolas e em seu entorno.

59

Visitas em Escolas

82

Palestras e Workshops

38

Exposições, Eventos e Festivais