Blog

1-plastico-oxibiodegradavel

Entenda o que é Plástico Oxi-Biodegradável

  |   Reciclar e Transformar

Autora: Regina Brito – Equipe de Comunicação e Conteúdo
Instituição: Instituto Caranguejo de Educação Ambiental
Cidade/Estado: São Paulo – SP

Palavras-chave: Plástico, oxi-biodegradável, meio ambiente.

Entenda o que é Plástico Oxi-Biodegradável.
A tecnologia de plástico oxi-biodegradável é muito interessante porque sempre se degrada, em qualquer condição, pois primeiro se oxida e após este processo, é consumida pelos microorganismos. O plástico oxi-biodegradável tem o preço próximo ao do plástico convencional, é menos poluente, não contém metais pesados e se degrada em qualquer situação. Outro fator importante nesta tecnologia é o fato de ser reciclável, devendo ter este destino quando coletado, assim como o plástico convencional. Além disso, não contamina os processos de reciclagem, nem precisa de coleta separada como é o caso do plástico biodegradável. O plástico oxi-biodegradável pode ser feito de material reciclado e é compatível com a compostagem se este for seu destino, ou seja, pode-se colocar os resíduos orgânicos em saco de lixo oxi-biodegradável e imediatamente colocar para compostagem.

Prós e Contras da sua utilização

Quando for devidamente destinado para os aterros ou lixões, em pouco tempo irá se decompor, evitando, como no caso dos plásticos convencionais, que se crie camadas de plásticos que impermeabilizam os aterros, impedindo a decomposição do lixo e gerando gases (metano por exemplo).

Caso seja jogado em local impróprio, como ruas, fundo de vale etc, irá para o local mais baixo, como os rios e lagos, finalmente o mar, ficando muito menos tempo exposto, pois em 18 meses no máximo, irá se degradar e posteriormente se biodegradar.

As pessoas que são contra o uso desta tecnologia dizem que contém metais pesados, mas na verdade, o metal pesado está presente no pigmento (cor) do plástico no Brasil. Não existe risco de contaminação na natureza quando o processo de oxi-biodegradação, pois laudos de tecnologia D2W da Symphony comprovam que não existe risco de contaminação dos produtos acondicionados diretamente ou não nas sacolas produzidas com este aditivo.

Concluindo, sabendo usar, com conscientização das pessoas, podemos tranquilamente usar essa tecnologia. Senão, use sacolas retornáveis.