Instituto Caranguejo de Educação Ambiental | Atividades de Educação Ambiental
3342
single,single-post,postid-3342,single-format-image,ajax_updown_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,,wpb-js-composer js-comp-ver-3.6.12,vc_responsive

Blog

1-atividdades-educacao-ambiental

Atividades de Educação Ambiental

  |   EA nas Escolas   |   No comment

Autora: Professora Ana de Carvalho Rudge
Tipo de Ensino: Ensino Infantil
Matéria: Educação Ambiental – Pré-Escola
Escola:V ira-virou Escola Brasileira da Infância
Cidade/Estado: Rio de Janeiro – RJ

Palavras-Chave: Projetos fósseis, Parto natural, Bebê, Bombeiros, Fogo, Extintor.

As atividades com as turmas da Educação Infantil estão inseridas nos projetos desenvolvidos por cada turma. No Infantil 3 o projeto “Como eu era quando eu era bebê”, no Infantil 4 “Coleções” e no Infantil 5 “Cuidados com o Corpo”.

Com o Infantil 3 discutimos pra que servia o umbigo, não encontrando uma função para ele, conversamos sobre a gestação e o cordão umbilical, as crianças aprenderam que o umbigo era por onde comíamos e respirávamos na vida intra-uterina. Assistimos a série de vídeos “A gravidez por dentro” disponível no site Baby Center. Confeccionamos um feto na placenta utilizando uma boneca, uma borracha de torniquete, fita adesiva, um saco plástico transparente e água. Realizamos um parto natural com a nossa placenta construída, as crianças amaram cortar o cordão e aninhar o novo bebê recêm nascido em seus braços. Nós cuidamos do bebê, discutimos onde tudo que comemos vai parar, demos papinha e trocamos as fraldas de nosso bebê.

No Infantil 4 em os alunos levaram pedras de casa e montaram uma coleção da turma, aprendemos a identificar algumas pedras através da comparação com um mostruário de pedras semipreciosas. Constatando que a pedra mais frequente na coleção dos alunos era a brita de construção, utilizando cimento, areia, água, britas e pedaços de giz de cera, fizemos concreto e confeccionamos um peso de papel. Aprendemos através de imagens como é a extração do mineral calcário, e fabricação do cimento. Discutimos sobre a poluição que é gerada nesse processo e conversamos sobre construção ecológica. Vimos imagens da bacia de Itaboraí da onde foi retirado cimento para a construção do maracanã e da ponte Rio-Niterói. e sobre o fósseis encontrados na bacia de Itaboraí que se tornou Parque Paleontológico de Itaboraí. Vimos imagens dos fósseis inclusive uma reconstituição de como seria a preguiça-gigante. Fizemos uma caça aos fósseis utilizando bacias grandes com terra e areia, pincéis, lupas e ossos de borracha. Pintamos uma série de imagens de dinossauros disponibilizadas pelo Instituto Virtual de Paleontologia do Estado do Rio de Janeiro.

No Infantil 5 focamos as atividades na prevenção de incêndios aproveitando a visita ao Corpo de Bombeiros realizada pela turma. Analisamos imagens de placas de segurança e os alunos tentaram adivinhar seus significados. Aprendemos os significados das placas e as colamos pela escola nos locais que os alunos julgaram adequados. Ouvimos a música fogo da Bia Bedran e aprendemos que o fogo está presente no sol e no centro do nosso planeta, a importância do fogo para a vida na Terra e que foi controlando o fogo que o homem pode desenvolver atividades vitais e construir a sociedade que vivemos. Através do experimento com uma vela e um copo, aprendemos que o oxigênio presente no ar é fundamental para que a chama permaneça acesa. Fizemos e experimentamos um extintor de incêndio caseiro utilizando uma garrafa, vinagre e bicarbonato de sódio. As crianças adoraram quando o gás carbônico gerado fazia com que o liquido explodisse para fora da garrafa!

No Comments

Post A Comment